Ambiente Duran

POLUENTES CONSIDERADOS NAS EMISSÕES VEICULARES

MP – MATERIAL PARTICULADO: pequenas partículas sólidas ou líquidas compostas pelos mais variados componentes químicos podendo ser inaláveis (quando seu diâmetro é menor que 2,5 μm) ou não-inaláveis.

CO2 – DIÓXIDO DE CARBONO: resultante da combustão completa do carbono presente no combustível; importante atualmente devido a sua expressiva contribuição ao efeito estufa.

CO – NONÓXIDO DE CARBONO: resultante da combustão incompleta do carbono contido no combustível; gás extremamente tóxico.

CH4 – METANO: mais simples dos hidrocarbonetos, resultante da combustão; expressivo gás de efeito estufa.

NMHC – HIDROCARBONETOS NÃO-METANO: proveniente da combustão incompleta do combustível no motor; compreende todas as substâncias orgânicas geradas no processo de combustão exceto o metano; é precursor na formação do ozônio troposférico (O3), altamente prejudicial à saúde nesse nível da atmosfera.

RCHO – ALDEÍDOS: os mais comuns são o acetaldeído e o formaldeído; um dos precursores do ozônio troposférico.

NOx – ÓXIDOS DE NITROGÊNIO: formado pela reação de oxigênio e nitrogênio presentes na atmosfera sob condições de alta temperatura e elevada pressão; assim como os NMHC e os RCHO, são precursores do ozônio troposférico.