Ambiente Duran

RESÍDUOS SÓLIDOS - CONCEITOS

CO-PROCESSAMENTO é o aproveitamento de resíduos industriais combustíveis e/ou matéria-prima em fornos de alta temperatura. Por exemplo, em fornos de clínquer (matéria prima básica na produção de cimento) podem ser utilizados resíduos industriais potencialmente perigosos, aproveitando a energia no processo e aproveitando elementos contidos nestes resíduos no próprio produto.

ATERRO SANITÁRIO é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto

INCINERAÇÃO é a queima do lixo em aparelhos e usinas próprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destrói os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial. Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado. É recomendada a reutilização racionalizada dos materiais queimados para a confecção de borracha, cerâmica e artesanato.